7 mitos e verdades sobre queda de cabelo

Pentear o cabelo molhado acelera a queda? Lavar todos os dias atrapalha? Aparar as pontas com frequência fortalece as madeixas? Descubra a respostas dessas e de outras dúvidas sobre a perda excessiva de fios


Assustada com a quantidade de fios que aparecem na escova, no chão do banheiro, no travesseiro e no banco do carro? Antes de se desesperar, conheça os mitos que cercam o assunto...

1. É possível saber quando a queda está exagerada?

VERDADE. O normal é caírem até 100 fios de cabelo por dia, avisa a dermatologista carioca Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology. Não é preciso contar, mas observe se eles estão aparecendo em todo lugar da casa, no travesseiro, no carro e, principalmente, se começam a surgir leves falhas no couro cabeludo (a chamada rarefação capilar progressiva). Nesse caso, procure um dermatologista para avaliar o quadro e orientar o melhor tratamento.

2. Pentear o cabelo molhado acelera a queda?

VERDADE. Ele fica frágil quando úmido e, ao desembaraçá-lo, a tendência é puxar os fios e quebrá-los. O trauma pode afetar a raiz, ocasionando a queda, informa a dermatologista. Também corre esse risco quem vive com o cabelo preso, sobretudo se essa tração for muito forte. Para evitar problemas, não penteie o cabelo no chuveiro. Seque-o com uma toalha e, só depois então desembarace com um pente de dentes largos, começando o movimento pelas pontas. Prenda o cabelo apenas quando estiver seco e, se possível, não todo dia, nem por muito tempo.

3. Dormir com o cabelo molhado faz mal?

VERDADE. É melhor rever essa prática. Mais fragilizados, os fios úmidos quebram facilmente com o atrito do travesseiro. Já o couro cabeludo fica abafado, demorando mais para secar totalmente. Isso favorece a proliferação de fungos e o aparecimento de caspa e outras doenças que levam à queda.

4. Lavar o cabelo todos os dias atrapalha?

MITO. A prática não causa queda. A menos que você seja adepta de banhos fervendo. Água muito quente estimula a oleosidade do couro cabeludo. Portanto, mesmo no inverno, prefira água morna.

5. Xampus anti queda à venda nas farmácias resolvem?

DEPENDE. Um teste feito no início do ano pelo laboratório Kosmoscience – consultoria e assessoria técnica em cosméticos – mostrou que as oito marcas avaliadas evitam no máximo a queda de 86 fios por mês e, geralmente, provocadas por tração (agressão externa). Assim, se você estiver com uma queda de cabelo grave, é melhor procurar um dermatologista para identificar e tratar a adequadamente a causa.

6. Aparar as pontas com frequência fortalece os fios?

MITO. Apesar de bastante difundida, essa crença não tem nenhum fundamento. O corte elimina pontas duplas e áreas danificadas ou ressecadas, garantindo um toque mais macio e um aspecto de cabelo saudável. Mas não influencia no ritmo de crescimento do fio, que gira em torno de um centímetro por mês.

7. Cortar na lua crescente ajuda o cabelo a crescer?

MITO. "Também não existem estudos científicos comprovando essa teoria", comenta a dermatologista. "Mas muita gente diz que dá certo". Então, se você quiser experimentar, vá em frente: mal não faz.


0 comentários:

Postar um comentário